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Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 15/09/2015 às 15h54

KPIPodemos afirmar sem medo que é muito mais vantajoso ter uma loja virtual a uma loja física – porque é possível monitorar todo e qualquer imprevisto que poderia acontecer durante as análises de desempenho e diagnosticar pontos negativos que precisam ser solucionados. O único porém é que existem tantas métricas para analisar, que fácil fácil perdemos o foco naquilo que é realmente importante.

Mas, calma! Existe uma forma para manter a concentração e atenção nos medidores importantes, que é eleger os KPIs – Key Performance Indicator, ou traduzido – Indicador Chave de Performance, mais indicados para o seu tipo de negócio. Por isso, vamos te ajudar a controlar as operações do seu e-commerce! Listamos abaixo alguns KPIs, acompanhe!

Visitas e visitantes do site

A quantidade de visitantes que você tem reflete em quantas pessoas tiveram acesso à sua loja. É interessante fazer uma análise geral e minuciosa também, contando quantos visitantes teve por mês, a cada semana, por dia e em qual horário do dia ele acessou a página, assim o empresário consegue identificar os picos e as quedas das vendas.

Com isso você pode relacionar essas informações no calendário e principalmente às ações de marketing da sua loja, sendo possível detectar o impacto superficial no fluxo de visitantes.

Já o número de visitas é diferente. Pois, uma só pessoa pode entrar diversas vezes num mesmo site num dia só e em horários alternados, ou seja, seriam várias visitas. A ligação entre a quantidade de visitas e dos visitantes é que podemos ter acesso à múltiplas informações sobre os hábitos e comportamento desses consumidores.

Taxa de conversão

taxa de conversao

Com base no relatório, sua loja recebe sim visitas e muitas, mas, quantos deles efetuam a compra realmente? A taxa de conversão que vai responder essa questão. Por exemplo, se 500 pessoas acessam o seu site e 50 delas compram algum produto, a taxa conversão seria de 5%.

Mas, saiba que a taxa de conversão é baseada em 1,5% ou 2% como um indicador de sucesso, essa é a média para esse segmento. Caso a sua for menos que isso, não se assuste, como disse, a média é de 1,5%!

Páginas de saída

Com o KPIs, também é possível saber quais são as páginas que os consumidores entram e logo saem, desistem de ver o conteúdo e vão à outros sites quaisquer. Isso pode gerar um problema sério com o fluxo de vendas além de estar sujeito a expor as fragilidades da sua loja.

Caso a sua loja esteja nesse nível, será preciso destrinchar o funil de vendas. Checar item por item, desde o momento que o cliente entra e sai do seu site ou, até o fim compra.

Esse processo é essencial pra você entender o fluxo de navegação: o que eles procuram, o comportamento e as dificuldades que os consumidores encontram na sua página. Faça isso e, junte todas as informações necessárias para otimizar a conversão do seu site, um investimento seguro e importante para sua loja virtual.

Origens de tráfego

Outro ponto de extrema importância é saber como os clientes chegaram à sua loja virtual, assim, apostar nesse meio pode trazer mais pessoas ao seu site e conhecer o seu público e suas preferências.  Fique sempre de olho também nos mecanismos de buscas e em redes sociais principalmente.

Ainda tem dúvida? Comente!
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