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Atualizado em 17/03/2015 14h04

Evite fraudes com cartão na loja virtual

Quando é realizado uma compra online, não vemos o cartão, por isso temos que redobrar a atenção ao se aprovar uma venda, pois nessa modalidade de venda o risco e a responsabilidade sobre a transação realizada são do estabelecimento.
Por isso queremos orientá-lo em como adotar alguns procedimentos de segurança fundamentais para minimizar fraudes e evitar perdas.

evite_fraudeDesconfie de algumas atitudes suspeitas como:

  • Vários pedidos com entregas em um único endereço;
  • Vários pedidos realizados com o mesmo cartão em um curto tempo;
  • Comprador só fornece o número de celular;
  • Compras com vários cartões diferentes;
  • Comprador não se preocupa com o valor dos produtos e com a forma de pagamento;
  • Pedido em grande quantidade de um mesmo produto, principalmente mercadorias visadas, como telefone celular, equipamentos de informática, eletroeletrônicos e cosméticos.

O código retornado pela operadora não garante a venda, ele somente certifica que naquele momento o cartão é válido e o cliente possui saldo suficiente para aquela transação.
Podemos realizar algumas ações que ajudam na detecção e prevenção de fraudes, como por exemplo:

  • Crie histórico do hábito de consumo dos seus clientes;
  • Treine seus colaboradores para identificar atitudes suspeitas;
  • Consulte os telefones junto às empresas de telefonia;
  • Armazene todas as informações cadastrais de seus clientes, em banco de dados relacionais;
  • Prepare o seu sistema para recebor o código de segurança impresso no verso do cartão (CW2);
  • Utilize soluções que administram e detectam fraudes;
  • Na entrega da mercadoria, verifique se os documentos do cliente coincidem com as informações do cadastro. Se isto não acontecer, não entregue a mercadoria;
Depois de seguir essas intruções, avalie os riscos e decida se a transação é segura antes de efetivá-la.
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