Divulgue esse Artigo

A cada ano que passa o consumidor passar a comprar mais através da internet obrigando, pouco a pouco, aos comerciantes mais céticos a ponderarem a possibilidade de colocar sua loja na internet. É isso, ou ficar atrás da concorrência.

Não precisa de muito esforço para entender o porque que os comerciantes que estão no mundo digital acabam conquistando mais clientes: seu poder de alcance é maior, seus resultados são todos mensuráveis e seu custo é menor.

Porém, não adianta lançar uma loja na internet e aguardar que os internautas caiam do céu. Cada vez mais o comerciante passa a utilizar o Marketing Digital para alcançar novos clientes e até mesmo para reter seus antigos consumidores. A Digitalks, uma das principais instituições que estuda as tendências do Marketing Digital no Brasil, nos deu uma pequena previsão do que 2019 traz com as novas tecnologias e o Marketing Digital. Confira!

Tendências da tecnologia 2019

Pesquisa por voz e imagem

Não é a toa que a Siri do Iphone tem ganhado cada vez mais espaço. Segundo a ComScore, importante instituição norte americana de análise de internet, as pesquisas de voz estão cada vez mais rápidos, sendo utilizados principalmente por consumidores que utilizam o Smartphone com fone de ouvido com microfone embutido para realizar compras. A ComScore estima que até 2020 metade das consultas de pesquisa serão realizadas através da busca por voz.

tendencias tecnologia 2019 reconhecimento voz imagem

Reconhecimento de voz já é uma realidade em busca de produtos no Google. Logo se estenderá para os buscadores de Lojas Virtuais.

A pesquisa por imagem já é uma realidade no Google, onde na seção imagens do buscador é possível arrastar alguma imagem para encontrar resultados similares. Este recurso pode ser muito importante para os futuros buscadores de lojas virtuais, levando em consideração o quanto os clientes são visuais. 93% dos consumidores* consideram o recurso visual como fator decisivo para fechar uma compra.

Internet das coisas (Internet of Things – IoT)

Talvez você nunca tenha escutado falar dela, mas a Internet das coisas (IoT) está mais presente no seu dia a dia do que você imagina! Internet das coisas é quando objetos físicos estão conectados na rede, como por exemplo uma Smart TV com acesso ao Netflix, Youtube, etc… ou um Uber que utiliza um mapa em tempo real para levar o passageiro até o destino.

tendencias tecnologia 2019 internet das coisas

Hoje em dia grande parte dos produtos físicos estão conectados na rede.

A Smart TV envia dados em tempo real sobre suas atividades, como o tipo de série que você costuma assistir no Netflix, as músicas que escuta no Youtube e SpotFy; quanto que o motorista do Uber está constantemente enviado informações de como está o trânsito para o GPS: locais onde está mais lento, desvios tomados, etc…

Propagandas no Youtube já ocorrem, no entanto essa realidade pode começar a atingir smartphones que se conectam a mapas e outros spots de conexão.

Inteligência artificial

Obtenção de informação automatizada e cruzamento entre dados é uma aposta segura, já que a inteligência artificial está em alta e realiza essas tarefas em uma velocidade sem igual. Segundo dados da TecnologyVision, a IA pode contribuir para o mercado digital das seguintes maneiras:

  • Eficiência nos processos
  • Ofertas personalizadas de produtos e serviços
  • Análise automatizada de satisfação de clientes
tendencias tecnologias 2019 inteligencia artificial AI IA

Inteligência artificial já é utilizada por muitas empresas como Google e Facebook para estudar o comportamento dos internautas.

Como podemos ver, 2019 será o início da inserção das tecnologias que já vêm, há algum tempo, sendo aperfeiçoadas, e a estimativa segundo os estudos dessas empresas é que elas já tenham um espaço considerável até 2020, por isso é bom já ir se preparando!

Fonte: Digitalks
*dados da Kissmetrics de marketing digital

1 comentário
  • Ivy

    Eu sou um fã absoluto do seu blog e eu realmente espero que muitos posts como esse se sigam no futuro 🙂


    Comentou em 09/12/19
  • Adicionar Comentário

    Seu e-mail está a salvo conosco.

    * :
    * :