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Apesar do e-Commerce já estar consolidado no Brasil, muitos empresários ainda não têm resultados positivos com uma Loja Virtual. Muitas vezes isso ocorre porque, ao adquirir um e-Commerce, o empreendedor pensa que a Loja digital venderá sozinha.

O e-commerce é um vendedor em potencial; além de estar vendendo 24 horas por dia ele também reduz custos operacionais. Porém a Loja Virtual requer uma pessoa por trás de sua operação, pois como qualquer negócio, precisa ser atualizado (informações, estoque, etc…), embalado e enviado quando o consumidor adquiri um produto. Precisa até mesmo de uma voz, para responder as dúvidas quando o consumidor possui ponderações quanto ao produto.

Em outras palavras, você precisa de uma pessoa preparada e alinhada com a equipe da loja física para fazer um e-Commerce vender.

Quais as atividades de uma equipe de e-Commerce?

Antes de saber como preparar a equipe para gerir um e-Commerce, é importante saber quais são as atividades que ela deve realizar. Confira abaixo as principais:

  • Atualizar as informações dos produtos (título, descrição, preço, etc…)
  • Controle de estoque e vendas
  • Atendimento via chat (bate papo localizado na loja virtual) para tirar dúvidas de compradores indecisos
  • Análise e manutenção das informações dos produtos relevantes para o Google (SEO)
  • Envio dos produtos via correios e/ou transportadoras
  • Divulgação dos produtos e promoções nos canais online (redes sociais, E-mail, etc…)
  • Análise da concorrência (preço, produtos, etc…)

Como podemos ver, grande parte das atividades já estão atreladas a loja física, porém existem alguns cuidados interessantes a serem tomados. Se o e-commerce não estiver vendendo, mas essas atividades citadas acima estão sendo realizadas, você terá ideia do que pode estar barrando as vendas. É o site que não está funcional? O preço dos produtos estão muito caros em relação a concorrência? Realizando essas atividades é possível identificar o problema.

Como preparar a equipe para gerir seu e-Commerce?

Quando você contrata um profissional para cuidar especificamente da sua Loja Virtual, ou então seleciona uma equipe de funcionários para trabalhar em conjunto, o primeiro passo é ensiná-lo(s) a utilizar o sistema do e-Commerce. O processo funciona da mesma maneira quando você contrata um novo funcionário e precisa ensiná-lo a utilizar o sistema da empresa.

Se você ou seus funcionários não lembrarem como se utiliza o e-Commerce da empresa, aí está a primeira resposta do porque sua loja virtual não vende. Para resolver este problema, entre em contato com a agência ou profissional que realizou sua Loja Virtual e agende um treinamento para o responsável ou para toda a equipe que for cuidar do e-Commerce. Se for possível, é interessante que o empresário também faça este treinamento, para no caso do colaborador responsável sair da empresa, não ser necessário agendar outro treinamento (na qual geralmente é cobrado).

Para deixar a equipe ainda mais produtiva, é interessante criar um cronograma. Qual o primeiro passo? Cadastrar produtos. Qual o segundo passo? Divulgá-lo. Foi efetuado uma compra? Averiguar se o pagamento foi aprovado para em seguida enviar pelos correios ou transportadoras. Uma equipe descoordenada e perdida é um fator certeiro para a Loja Virtual não vender.

Minha equipe já possui muitas atividades na loja física e possuo pouco espaço. É bom terceirizar este serviço?

Não recomendamos terceirizar o serviço por duas razões: pode sair caro e incompleto, já que o profissional terceirizado não terá acesso ao envio dos produtos, por exemplo, porém o motivo maior é que usualmente o profissional terceirizado não conhece o produto da sua empresa como você e sua equipe.

A falta de conhecimento do produto vendido gera inúmeros problemas, como não conseguir responder as dúvidas no Chat da Loja Virtual ou então em como escrever a descrição do produto para que fique fácil para o Google localizar, assim que um possível comprador efetuar uma busca.

Mesmo assim, se não houver uma alternativa e for necessário terceirizar este serviço, lembre-se sempre de fiscalizar se o serviço está sendo realizado corretamente e esteja disponível para responder as dúvidas do profissional para que o mesmo possa entender mais sobre o produto da loja.

Quando se cria um e-Commerce pela primeira vez é normal ter dúvidas, se mesmo com essas dicas você tiver alguma dificuldade, agende uma consultoria para e-Commerce com a Kasterweb que ajudamos você a fazer a loja virtual levantar.

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