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O varejista deve entender o que é melhor para sua loja virtual: um site catálogo ou E-commerce?

Quando o varejista se atenta que esta perdendo para a concorrência por não possuir sua loja no ambiente virtual, a primeira reação é correr atrás de alguma empresa especializada em criação de sites.
Porém, com pouco ou nenhuma informação, vai logo querendo comprar o serviço mais caro na qual o especialista empurra e diz ser o mais eficiente. Mas será que é mesmo?
Uma loja virtual (E-commerce) possui um valor monetário muito maior em relação aos outros tipos de site por que suporta diversas funcionalidades que facilitam a vida do vendedor. Graças a integração do sistema e o uso do Marketing Digital integrado, o E-commerce diminui os custos da empresa, cria uma organização mensurável através de relatórios e aumentam o número de vendas já que acaba realizando o processo de venda sozinho. Porém, tudo isso a médio e longo prazo.
Muitas vezes a empresa que deseja ingressar no universo online com um website nunca pensou em realizar um Marketing Digital. Quando o varejista lança a loja pela primeira vez na internet ninguém conhece a marca dele no ambiente virtual, e as pessoas só começarão a criar referências dela com o tempo e investimento no Marketing Digital, que é muito mais acessível e barato do que o marketing convencional (televisão, rádio, etc…) por exemplo.
Por isso, se você possui uma loja com diversos produtos porém esta apenas começando a ingressar no ambiente digital, o mais interessante é criar um Site Catálogo. Ele é mais acessível em relação ao custo, requer menos cuidado do que uma loja virtual e menos conhecimento também. Junto de um site catálogo, a loja pode começar a investir em marketing digital aos poucos, trabalhando sua marca através de ferramentas como o E-mail Marketing, Google Adwords e até mesmo em trabalho de SEO (otimização nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing). O valor é mais acessível por que a integração com o sistema é menos complexa, porém o varejista deve ficar ciente que a loja não vende sozinha como aconteceria em um E-commerce. Ela atrai o consumidor e adquire o contato dele através de uma Landing Page ou página de contato do produto, porém não realiza a venda, cabendo a loja contatar através dos dados adquiridos pelo Site Catálogo.

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Resultados a curto prazo se adquire investindo no Google Adwords. É possível fazer com que os possíveis futuros clientes encontrem sua loja procurando o produto nos mecanismos de busca.

 

Mas o que devo escolher? Um Site Catálogo ou E-commerce?

Em curtas palavras, o Site Catálogo acaba se tornando uma espécie de vendedor, indo atrás de clientes, no entanto não fechando a venda imediatamente. No caso do E-commerce, além do cliente encontrar sua loja a partir do produto que está pesquisando, ele já consegue efetuar o pagamento por ela também, assim já pagando e adquirindo o produto sem mesmo ter que entrar em contato com a loja física.
Se o varejista possui dinheiro para investir tanto no Marketing Digital contínuo quanto em um E-commerce, então esta pode ser uma ótima solução. O varejista só deve ficar ciente do que vende. Ele deve conhecer seus produtos e manter sempre os mesmos atualizados no sistema. Caso a loja já possua muita fama no aspecto físico e já seja grande, assim como possui sedes em várias cidades\estados, então um E-commerce também é uma solução para vender ainda mais. É claro que também deve ser investido em Marketing Digital com o intuito de informar as pessoas que agora esta grande marca também se encontra no espaço digital.
Se o empreendedor virtual é pequeno e possui pouco valor monetário para investimento, pode começar aos poucos. Um site catálogo atende a expectativa pois apesar de não vender diretamente para o cliente, torna seus produtos visíveis na internet. o Site Catálogo também aumenta o alcance geográfico do público da loja e faz com que o cliente chegue diretamente na página do seu produto, ou então que caia na página inicial da loja e faça com que o possível futuro cliente fique navegando e buscando informações sobre os produtos disponíveis na loja virtual. Um espécie de vitrine na internet, porém com a opção de adquirir as informações do possível cliente para efetuar uma venda.

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Com SEO e conteúdo bem trabalhado é possível adquirir resultados a médio\longo prazo de acessos ao seu site.

Para quem vende serviços ao invés de produtos ou pretende apenas aparecer na internet para começar a criar sua imagem e iniciar a referência virtual de sua marca do zero para só então evoluir para um catálogo ou um E-commerce, pode estar começando com um plano ainda mais barato, que é o site institucional.
Independente do tipo e do valor do site que se ajuste a sua marca, é indispensável que a sua loja tenha sua vitrine virtual. Não ter a sua marca na internet é a mesma coisa que ser invisível para grande parte do público e perder para a concorrência. Então, já sabe o que é melhor para sua loja? Se é um site catálogo ou E-commerce?