Por: Vinicius Tarouco Data: 07 janeiro, 2016 Em: Dicas, Loja Virtual Comentários: 0

omni-channel-Omni Channel é um termo muito utilizado no varejo. Ele nada mais é do que a junção de todos os canais de sua marca guiadas em uma só direção: a experiência do usuário. Muito além de uma palavra circulada entre os comerciantes, Omni Channel é uma prática necessária hoje em dia para que sua empresa se sobressaia em relação a seus concorrentes.

O consumidor não distingue mais sua loja física da virtual. Ele quer comprar, e quer agora! Ele acompanha o produto que sua marca oferece seguindo o item em seu canal na rede social (Facebook, Twitter, etc…), visitando sua loja física pelo caminho enquanto volta para casa, e comprando pelo seu site assim que tiver certeza que sua loja tem o diferencial. O usuário é inteligente e experiente. Se foi o tempo onde o vendedor empurrava o produto ao consumidor, hoje ele sabe o que quer. O cliente atual é multi channel e cross channel, ou seja, está em todos os seus canais e cruza com todos os outros. Ele não está somente em sua loja virtual. Ele esta na página do Facebook de sua empresa e no Twitter. Em palavras mais leigas e simplificadas, os usuários hoje querem interagir com as marcas nas redes sociais, comprar independente da plataforma e consumir conteúdo de qualidade. 

Simplificando para entender melhor como funciona o Omni Channel, confira a imagem a baixo:

Omni-Channel

Pesquisas realizadas nos E.U.A apontam que os consumidores que seguem uma marca nas redes sociais tendem a recomendar os produtos\serviços a seus amigos e, se a empresa trabalha em seu branding e na interação com o usuário, pode vir até a compartilhar alguma postagem da empresa em seu perfil do Facebook, aumentando ainda mais a visibilidade da sua empresa. Além disso, o consumidor também é Real-Time, ou seja, que comprar à qualquer hora e de qualquer lugar. Isso só ressalta a importância da loja virtual, assim como a responsabilidade da entrega do produto para o ansioso cliente. Se estiver próximo, deve ser entregue o mais rápido possível, se for longe, deve ser postado pelos correios\transportadoras o mais rápido possível. O horário comercial já não existe mais para o consumidor moderno.

Realizar um site responsivo para mobile (telefones, tablets) é outra ferramenta de suma importância, já que grande parte das pessoas utilizam os celulares para pesquisar por preços e navegarem na internet quando não estão em casa. Os dispositivos móveis contam com a Geolocalização através do GPS para poder encontrar lojas próximas, e muitos aplicativos estão aí para auxiliar o usuário a comparar preços e reputações. Existir na internet nunca foi tão importante!

Não apenas “existir” no mundo virtual, mas também estar presente em todas as fases que o usuário passa. A empresa deve estar ativa nas redes social para responder perguntas e divulgar serviços; na loja física ter colaboradores capacitados e com conhecimento no que vendem e, principalmente, na loja virtual, onde é registrado toda a experiência do novo ou antigo consumidor.

No Brasil, muitas tecnologias no varejo ainda são caras ou de difícil uso, ou então possuem problemas de implementações devido a problemas nas regularizações de compras mobile. O Omni Channel, porém, foi muito mais rápido. É um Business Intelligence que já se tornou realidade em nosso país. Utilizar todas as vertentes de sua marca, seja ela na física quando na digital são necessários para criar uma inteligência sensorial para entregar a melhor experiência nas diversas fases que o cliente atravessa até comprar o seu produto.  

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