Por: Vinicius Tarouco Data: 18 dezembro, 2018 Em: Blog, Dicas Comentários: 0

e-commerce 2019 loja virtual capaSe você já possui uma loja virtual, sabe muito bem que um e-commerce não vende sozinho. Ele requer cuidado e constantes atualizações para se manter vendendo, gerando um lucro saudável e sustentável.

No entanto, muitos empreendedores que investem em um e-commerce ainda pensam erroneamente na “facilidade” que uma loja na internet proporciona. E não adianta, sem cuidado e gerenciamento, aquilo que era para se tornar lucro se torna despesa.

Segundo um estudo da câmara e-net, um terço dos e-commerces fecham em menos de 2 anos no Brasil, quanto que as empresas físicas, de acordo com o Sebrae, são 24% que fecham às portas neste mesmo período de atividade. Em outras palavras, as lojas virtuais têm fechado com mais frequência do que as físicas.

É por isso que a Kasterweb levantou informações e reuniu aqui os principais cuidados que você deve ter para não começar o ano de 2019 com seu e-commerce atrasado. Confira!

5 dicas para não começar com um e-commerce atrasado em 2019

Loja virtual responsiva

Um e-commerce responsivo é aquele que se adequá as telas de celulares e tablets, assim facilitando a navegação dos usuários. Segundo os dados da solução de pagamentos online da Vindi, as vendas ocorridas através do celular nas lojas virtuais já são 50%. Este é um dado assustador levando em consideração que muitas lojas virtuais nascem sem serem responsivas ou demoram muito para se adequarem, assim ficando com a imagem queimada quando finalmente o comerciante se dá conta da importância de possuir um e-commerce responsivo.

Por isso sempre recomendamos que você converse com um consultor de e-commerce antes de tomar qualquer decisão, assim já se assegurando de contratar uma equipe ou agência que trabalhe com algum tema para sua loja virtual que seja responsivo. Se você já adquiriu um e-commerce e ele não está responsivo, o trabalho é ainda maior, pois um programador deverá mexer nos códigos do site para deixá-lo responsivo.

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Os celulares representam 50% das compras – dados vindi

Não tenha um visual amador

Quando o consumidor deseja adquirir um produto pela internet, ele tem a possibilidade de visitar diversas lojas com alguns poucos cliques. Quando encontra um produto desejado por um preço acessível, é onde surge a grande pergunta “será que esta loja é confiável?”.

O visual amador é um dos grandes fatores que podem afastar o consumidor e está diretamente ligado ao primeiro item (responsivo). Visuais amadores usualmente não são responsivos, e mesmo quando são, continuam sendo confusos de navegar, frustrando o cliente na hora de finalizar a compra.

Além disso, o visual amador não se remete somente ao visual do site, mas também aos Banners de promoções e até mesmo imagem dos produtos. Nessas horas, se não há um colaborador especializado em trabalhar com as imagens do site, é interessante contratar uma agência para fazer os Banners ou tirar as fotos dos produtos.

Evite ter uma loja virtual confusa

Pior que um visual amador, são aquelas lojas que enganam o consumidor com uma aparência bonita, porém é confuso e trabalhoso realizar uma compra.

Ter que passar por muitas páginas para fechar uma compra é outro repelente de vendas; simplifique ao máximo o processo que seu consumidor deverá passar até concluir a compra. Procure colocar a página de carrinho e fechamento junto do frete, de preferência já integrado com os correios ou módulos de frete para já sugerir o valor assim que o consumidor inserir seu CEP no cadastro.

Também é importante facilitar o uso dos filtros e as barras de buscas para não deixar o possível futuro cliente zanzando por seu site, se frustrar (e consequentemente não comprar nada) e depois sair falando mal do seu e-commerce para os outros ou avaliando a loja com notas baixas no Google.

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Sites difíceis de navegar são um dos principais fatores na desistência da compra em uma Loja Virtual

Cuidado com problemas na hora do fechamento do carrinho

Se uma loja confusa já da dor de cabeça, imagina aquela que deixa o consumidor adicionar todos os produtos no carrinho sem nenhum problema e, na hora de fechar a compra e passar o dinheiro para a loja, acaba não conseguindo por algum erro no site.

Nem é preciso dizer que além de frustrar o consumidor e o próprio comerciante, ainda queima a imagem de loja. E aqui entra um dos principais cuidados que se deve ter em um e-commerce: ele deve ser testado com frequência.

O colaborador ou o próprio comerciante que cuida da Loja Virtual deve fazer testes recorrentes em seu site, para averiguar se os módulos de pagamento e frete estão todos certos e funcionando como deveriam, assim evitando frustrações futuras.

Tenha atendimento online

Por mais que o consumidor agradeça a possibilidade de visitar as lojas pelo computador, sem ter de usar o carro para passar de loja em loja, quando se trata de atendimento, o humano ainda funciona mais do que o robôs de chat, que respondem as perguntas automaticamente.

Em alguns setores, como no ramo de informática, as dúvidas dos consumidores tendem a ser mais específicas, muitas vezes complexas para somente um robô de chat responder. No entanto, não adianta simplesmente ter um colaborador no chat do seu e-commerce respondendo; ele também deve entender um mínimo necessário daquilo que vende, ou estar disposto a procurar por essas informações quando algum cliente perguntar no chat.

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Não basta simplesmente estar presente para responder as dúvidas de seus clientes, é necessário conhecer o que a loja está vendendo.

Agora você já sabe os erros que deve evitar com sua Loja Virtual para começar 2019 com seu e-commerce decolando! Ainda não tem uma Loja Virtual? Então entre em contato com a Kasterweb e inicie 2019 com sua própria empresa na internet!

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