Divulgue esse Artigo

Cuiabá foi o palco das estrelas do MTstars e StartUp Day no estado do Mato Grosso, ocorrido no centro SEBRAE de sustentabilidade. Com uma forte chamada para os empreendedores da capital e região: “Uma semana intensa de Palestra em Inovação”, o evento contou com empreendedores e pessoas interessadas em começar o seu próprio negócio.
O evento sofreu alguns problemas antes de começar, ainda nas inscrições. Na palestra de abertura, um dos hosts do evento, Flávio Gomes, iniciou justificando os problemas ocorridos durante as inscrições no site, seguido de desculpas pela demora de iniciar a palestra do 1° dia (19/05), pois aparentemente um membro da equipe estava atrasado. Apesar desses pequenos problemas, Flávio conseguiu quebrar o gelo com uma atividade que tinha como objetivo remover a timidez dos participantes, fazendo com que o público interagisse entre si com o intuito de aumentar o Networking dos futuros empreendedores.

Palestra “Formação e Crescimento de um ecossistema de Startups” ministrado por Michel Porcino!

Michel Porcino foi o primeiro palestrante do evento MTStars


Ainda no dia 19, a palestra foi ministrada por Michel Porcino, da Tech Sampa (empresa de tecnologia), onde abordou o tema “o que não fazer no início da jornada empreendedora”. A palestra passou por diversos temas, sendo o mais interessante a “Formação e Crescimento de um ecossistema de Startups”, onde Porcino ressalta a importância de criar um ecossistema local, onde os próprios empreendedores pegam para si a responsabilidade de transformar o local onde vivem, ensinando e oportunizando o mercado na qual estão inseridos.

Mentorias gratuitas ocorreram pessoalmente aos futuros empreendedores na StartUp Day

No dia 20/05 (sábado) iniciou-se mais cedo, às 2h, com mentorias exclusivas e particulares para cada empresa\participante do evento. Com 30 minutos de consultoria para cada empresa, muitos não foram atendidos, tendo que deixar o contato para receber mentorias nos dias posteriores via E-mail. Abaixo, a relação de mentorias ministradas:

  • Modelo de Negócio
  • Proposta de Valor
  • Estratégia
  • Marketing Digital
  • Estratégia B2C e B2B
  • Jurídico
  • Finanças
  • Marketing
  • Vendas
  • Investimento
  • Branding
  • Validação
  • Startups
  • Coach para Pequenos Negócios

Após as consultas, ocorreu um rápido Coffee Break, onde os participantes tiveram a oportunidade de realizar Networking, antes que começassem as últimas duas palestras que encerrariam o evento.

Mentorias gratuitas foram realizadas em diversas áreas

Palestra “Como lançar o seu produto sem grana” ministrada por Vinck de Bragança!

A 1° palestra da noite foi ministrada por Vinck de Bragança (ABStartups), com o tema “Como lançar o seu produto sem grana.”. Apesar de não ter respondido a pergunta que era o tópico de sua palestra, Vinck trouxe uma serie de informações interessantes sobre Marketing Digital, todas aplicáveis para o micro empreendedor. Englobou desde a envio de E-mail para o cliente até a criação de artigos para o público alvo, sempre com foco na personificação da marca da empresa.

Vinck de Bragança passou diversas dica práticas e utéis para utilizar no Marketing Digital

Palestra “O futuro dos negócios e negócios do Futuro” ministrado por Luiz Candreva!

A palestra que encerrou a noite foi ministrada por Luiz Candreva, conhecido por suas palestras descontraídas e interação com o público. O foco do tema não foi específico como as outras palestras, já que caminhou para um lado mais abrangente do tema inovação, onde envolveu história e comparações um tanto divertidas e interessantes. E claro, no final não podia faltar o famoso grito junto ao público, o “URRAAAA!”, para finalizar o StartUp Day com chave de ouro.

CEO da Kasterweb, Douglas Villar ao lado do palestrante da StartUp Day Luiz Candreva



O MTStars e os diversos eventos do SEBRAE sempre geram ideias novas para os empreendedores. Apesar de alguns contratempos e desfoques, a palestra e as mentorias foram interessante, com temas práticos e forte incentivo aos futuros empreendedores e Startups do estado.