Divulgue esse Artigo

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou uma nova lei que obriga os comerciantes e prestadores de serviços a exibirem todo o seu catálogo de produtos/serviços disponíveis a venda. Também exige que as informações dos produtos oferecidos pela empresa estejam especificadas com informações claras e de fácil acessibilidade em seus sites para os usuários.
Em primeira instância, pode parecer um fardo para o varejista, porém é uma oportunidade única. Mesmo com a conscientização cada vez mais crescente em abrir uma loja virtual e ter sua marca difundida no ambiente digital, muitos empresários e prestadores de serviços ainda não entendem da importância em alimentar seus sites com conteúdo.

Empresas que mantém seu conteúdo atualizado, tem chances muito maiores de vender seus produtos. No entanto, a lei vai além, obrigando os varejistas virtuais a realizarem as seguintes ações em seus websites:

  • Exibir todos os produtos/serviços disponíveis para venda da empresa
  • Exibir o preço atual do produto
  • Exibir a quantidade disponível
  • Exibir a unidade de medida (litros, quilos, etc…)

Além disso, o tamanho mínimo da fonte dessas informações devem ser N°12, assim deixando visível e de fácil usabilidade para o usuário.
Especialistas em marketing digital dizem que as chances de venda, tanto no site quanto nas redes sociais, são muito maiores quando se exibem as informações completas do produto, principalmente o preço.
Nós da Kasterweb também acreditamos nisso e oferecemos dois tipos de serviços, o site catalogo, recomendado para empresas que desejam ter sua marca e seus produtos na internet de forma prática, e a loja virtual (ecommerce), recomendado para empresas estabelecidas no mercado que desejam crescer ainda mais, utilizando a internet como canal de vendas e atendendo todos os públicos web.  

Especialistas afirmam que o comerciante tem mais chances de vender quando exibe as informações, principalmente o preço, em seu site e redes sociais. A nova lei é valida para médias e grandes empresas.

O projeto de lei 683/11, apesar de ter sido aprovada pela Comissão da Câmara somente no dia 28 (quarta-feira), estava desde 2011 aguardando aprovação no senado, já tendo sido, inclusive, arquivada. O texto substitutivo realizado pelo deputado Carlos Araújo (PR-BA) para o projeto de lei sugerido por Weliton Prado (PMB-MG) agora precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

O que melhora para o consumidor?

O principal argumento dos deputados envolvidos é na facilitação das informações dos produtos/serviços para o usuário final, que muitas vezes passa por problemas em encontrar tais informações.

[…]garante o direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, além da adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.” – Weliton Prado

A lei reforça ainda mais a importância de realizar um site de qualidade com empresas experientes no ramo, capazes de criar áreas administrativas no site com fácil manuseio para atualizar as informações dos produtos. Então, o que está esperando para entrar em contato com a Kasterweb – Sites e soluções sem limites e passar a vender mais pela internet?
fonte: ecommercebrasil