Divulgue esse Artigo

Renata Rodrigues
Da KasterWeb

Atualizado em 14/07/2015 às 11h09

O que é PageRank?

É uma análise de relevância de uma determinada página na internet, que é medida em uma escala de 0 a 10 pelo Google e pode ser mostrado para qualquer pessoa. Esse número é feito por caculo logaritmo, neste caso, por ser mais simples na hora de calcular, contanto entre 1 e 2, 3 e 4 e assim por diante. Veja no exemplo abaixo:

exemplo-da-contagem-algaritmo

 

 

A sua principal finalidade é colocar a sua página entre as primeiras no resultado de busca do Google, como também, os artigos do seu site, ter links relacionados a outros artigos dentro do texto através das palavras chaves, que são escolhidas por pesquisas no google e dão acesso à outras páginas do mesmo site ou em site diferente.

Porém, o PageRank já não é mais analisado por logaritmos e nem pelas suas linkagens internas. Hoje, o Google confere a qualidade, quantidade e o contexto do que você posta em seu site, assim incluindo a linkagem também que trás tráfego para o site, mas, tome cuidado com as linkagens, tem de fazer de forma correta.

Já os conteúdos precisam informar o leitor, atender ao seu público, pois de que adiante ter os termos técnicos de uma página, que atenderia o Google, se não atende ao seu público alvo. Fique atento a esses dois requisitos essenciais para que você possa crescer no mundo virtual.

Quando surgiu a PageRank?

O PageRank foi criado por universitários. Desesperados para apresentar o trabalho da faculdade, Larry Page e Sergey Brin concentraram-se na pesquisa da estrutura de links da web. Os garotos sabiam da importância desse trabalho e que essa ideia poderia mudar a vida profissional dos dois. A linha de pensamento era: Criar um mecanismo de busca perfeito. Quando alguém fosse digitar determinada palavra, o computador entenderia exatamente o que você quer dizer e trás o resultado que deseja. Assim ele adotou ao Google, que cresceu e começou a oferecer produtos além da pesquisa. Por exemplo, se você digitar a palavra ‘teclado’, você estará procurando teclado de computador e não o instrumento.

PageRank tem utilidade para o seu site?

Inicialmente não. Porque o google não avalia mais os sites/blogs por esse critério. A métrica do PageRank é atualizada de vez em quando pelo google, geralmente de três em três meses. Ela já não é mais posicionada de acordo com os números, por exemplo, se um site o PageRage é 1 e em outro é 3 ou 4, não significa que este tem o maior número esteja em primeiro lugar no resultado de buscas. E além do mais, os números inteiros não condiz como o maior, como imaginamos. Por ser dado em escala de logaritmo, casas decimais, os números quebrados, 1,2 por exemplo seria contado como maior, do que um número inteiro 2. Por isso essa margem de comparação do PageRank não é mais contato pelo google.

Ainda tem dúvidas? Envie-nos sua pergunta. Comente!!

Responder

Seu email não será publicado.

*
*