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Atualizado em 26/06/2015 14h31
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Imagine a seguinte situação: um consumidor em potencial procura determinado produto na internet, digita uma palavra-chave no Google e se depara com uma infinidade de opções de sites de empresas que oferecem justamente o que ele precisa. Essa é uma situação muito comum e se a sua empresa ainda não está na internet, esse é um importante nicho de mercado que você está perdendo. A internet é o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, seguido da televisão, são cerca de 26% da população que estão conectados ao mundo online neste exato momento, segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Isso significa que quase metade da nossa população faz uso da internet em algum momento. Muitos desses internautas acostumaram digitar tudo o que procuram ou precisam, desde receitas a mercadorias de diversos setores no navegador da internet. Ter presença digital tornou-se fundamental para empreendedores que buscam crescer e conquistar novos clientes.

Mesmo que sua empresa esteja no interior, investir em marketing digital é uma grande e excelente oportunidade de fazer com que o seu negócio cresça de forma surpreendente. Porém, muitos ainda não sabem desse potencial que a internet proporciona para quem acredita nas mídias digitais.

Por isso, as mídias tradicionais de certa forma são as preferidas por alguns lojistas para anunciar seus produtos, promoções e novidades, as chamadas mídias offline – como as rádios, os outdoors, os jornais e a televisão – ainda são importantes como meio de publicidade, especialmente nas pequenas cidades. Mas isso não significa que o marketing digital deva ser ignorado, muito pelo contrário, seus benefícios podem ser muito bem aproveitados pelos comerciantes de cidades do interior.

Em primeiro lugar é importante lembrar que esta população também faz uso da internet, mesmo que com menor frequência. Além disso, por ser mais difícil encontrar sites e serviços online disponíveis de negócios locais, é uma excelente oportunidade para sair na frente e conquistar muitos clientes por todo país. Em uma cidade que não conta com muitos serviços de tele-entrega, por exemplo, quem faz um site que oferece cardápio, valores e possibilidade de pagamento com cartão de crédito no próprio site, tem grandes chances de montar um negócio de sucesso. Ter presença online traz ainda uma importante vantagem: a de quebrar fronteiras.

Clientes em todos os lugares

O comércio eletrônico no Brasil cresce a cada ano que passa. A população está perdendo aos poucos o medo de fazer compras online, assim como numa loja física existe a possibilidade de fraudes no e-commerce. Mas, agora o cenário está mudando, uma vez cientes do certificado de segurança digital de uma loja virtual, a compra se torna segura e confiável.

Acredite, no Brasil é um dos segmentos que mais crescem em todo o mundo, no ano de 2013 esta modalidade de comércio movimentou quase R$ 29 bilhões, já em 2014 foram mais de R$ 39 bilhões. Todos os dias novos visitantes fazem sua primeira compra virtual. Selos e certificados de segurança são alguns dos recursos utilizados para demonstrar ao cliente que ele está em ambiente seguro.

Existe uma infinidade de maneiras de blindar sua loja virtual e oferecer um lugar protegido para que seus visitantes trafeguem e finalizem compras com tranquilidade. Esse é um dos passos mais importantes para ter um e-commerce de sucesso.

Colocar suas mercadorias na rede e receber visitas de todos os lugares é uma das maiores vantagens da internet. Significa aumentar suas possibilidades de vendas para outras cidades ou estados. Lojas com sede em pequenas e médias cidades podem sim competir com aquelas localizadas nas grandes cidades.

Isso porque o sucesso do comércio online depende muito da satisfação do cliente. Um cliente feliz compartilha sua experiência positiva pelo Twitter, Facebook ou em forma de feedback no próprio domínio onde a compra foi feita. Um cliente infeliz segue a mesma lógica. Ofereça qualidade e ganhe compartilhamentos de experiências positivas em sua loja virtual.

Quatro razões para escolher marketing digital

1. SEOotimização de sites: mais do que estar na web, é importante que sua empresa tenha presença digital. A melhor maneira de fazer isso, é desenvolver seu site para que ele seja facilmente encontrado pelas ferramentas de busca. Estar entre os primeiros nos resultados é ganhar destaque na rede. Um SEO bem trabalhado é sinônimo de relevância de sua marca na internet, que resulta em mais pessoas conhecendo e reconhecendo sua empresa.

2. Métricas: uma das principais vantagens de anunciar em mídias online é a possibilidade de mensurar o alcance que sua publicidade tem. Comparando com uma mídia offline podemos dizer que os números são muito mais precisos. Um comercial na televisão, por exemplo: é possível saber a audiência de determinado horário, mas não é possível precisar quantas dessas pessoas estavam prestando atenção nos anúncios e quantas estavam apenas com o aparelho ligado.

Já no anúncio online é possível saber quantas vezes um link foi clicado, de onde o visitante de sua loja virtual foi redirecionado, quais anúncios resultaram em vendas, quanto tempo um internauta permaneceu em um portal e entre outras informações de suma importância que podem fazer seu negócio alavancar.

3. Blogs: ter um blog já pode ser sinônimo de presença digital. É uma excelente ferramenta para agregar valores aos seus produtos. Por exemplo, se é uma empresa voltada para noivas, o blog pode dar dicas para o dia do casamento, lembrancinhas, roteiros para lua de mel, entre outros. Se for uma empresa de produtos alimentícios, por que não utilizar o espaço para ensinar receitas utilizando seus produtos? Torne sua empresa ainda mais conhecida na cidade, as possibilidades são inúmeras e os resultados podem ser surpreendentes.

4. E-mail marketing: uma ótima forma de contato com seus clientes, desde que utilizado com bom senso. Nunca compre listas de e-mails ou encha a caixa de entrada de seus consumidores. Estas são as duas regras básicas para não transformar esta ferramenta em algo negativo. Use os e-mails de seus clientes fornecidos por ele, como uma estratégia de mostrar sua credibilidade e qualidade dos seus produtos e serviços. Aproveite datas especiais, como o dia das mães e o natal, para criar campanhas interessantes e atrativas. Envie também cartões de felicitações em aniversários.

Invista online para faturar

Para todas estas ferramentas e recursos você vai precisar de profissionais capacitados na área para desenvolverem os melhores trabalhos e conteúdos da web. Invista em uma boa estratégia de marketing digital para seu empreendimento.

Lembre-se que todo conteúdo publicado em ambiente online, inclusive redes sociais, será relacionado à sua marca. Por isso é importante que todo o teor seja de qualidade, os textos bem escritos, nunca copiados, e sem erros de português, isso gera credibilidade. Coloque sua marca na internet, garanta que suas informações de contato sejam facilmente encontradas. Posicione sua empresa no universo virtual: busque relevância na web e ganhe reconhecimento para seu empreendimento, sem limites geográficos!

Não perca tempo! Invista já na internet! Clique aqui e fale conosco!

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