Se você tem uma loja virtual já deve ter ouvido falar dos famosos gatilhos mentais: poderosa ferramenta que mexe com o emocional dos consumidores para gerar uma venda.
Os gatilhos mentais podem variar por segmento e serviço e até mesmo por clientes. No entanto, existem alguns gatilhos mentais que podem servir de norte para você montar as palavras adequadas para sua loja e seus clientes.
Gatilho mental essencial para todo e-commerce aplicar é o da novidade. Mesmo que você nunca tenha pensado nesse gatilho mental, você deve ter aplicado ele inconscientemente na sua Loja Virtual.
A novidade serve para anunciar novos produtos com uma determinada periodicidade, assim mantendo o interesse de seu público. Esse gatilho cria uma certa dependência do consumidor com seu e-commerce, pois ele estará sempre aguardando novas informações sobre o lançamento de algum produto novo em sua loja virtual.
É interessante aplicar este gatilho mental toda vez que surgir algo novo em seu estoque!
Trabalhar com a confiança dos consumidores em relação ao seu e-commerce é um dos principais fatores, e nenhum gatilho funciona melhor do que a de autoridade. Se o seu produto ou serviço tem algum aspecto que o destaque dos concorrentes você deve posicioná-lo no mercado através da autoridade.
Para fazer isso, você pode produzir conteúdo relevante em relação ao seu produto ou utilizar especialistas e influencers para falarem bem dos seus produtos, levando assim a associação do mesmo com a sua marca.
Gatilho mental importantíssimo para a validação dos seus produtos e serviços. É ele que confere à aprovação da qualidade de um produto pelos seus consumidores. A decisão de compra muitas vezes está ligada ao fato de outras pessoas falarem bem de seus produtos.
Um método eficaz para aplicar o gatilho da prova social em seu e-commerce é informando quais são os produtos mais vendidos da sua loja, assim como os motivos que os fazem serem tão desejados. Exibir os mais vendidos na Home da sua Loja Virtual é um exemplo. Uma sessão de testemunhos também é sempre bem vindo.
Escassez é um gatilho mental importante, no entanto é preciso cuidado na hora de aplicá-lo.
A escassez serve para informar que um de seus produtos possui uma quantidade limitada no estoque. Isso causa a sensação de pressa para efetuar a compra. Porém, utilizar o gatilho de escassez quando seu produto não está se esgotando pode ser um tiro no pé, pois pode frustrar o consumidor a longa data, por isso tenha cuidado ao aplica-lo.
Os gatilhos de autoridade e prova social podem se aliar ao de escassez também para ampliar o feito.
A afeição funciona bem, porém só quando aliado a fatores como atração, familiaridade e associação dos seus produtos pelo consumidor. Isso gera uma certa afinidade com o consumidor, assim aumentando as chances de você conquistá-lo com o produto certo.
É aquela velha história: quanto mais familiarizados com sua marca, seus consumidores terão maiores probabilidades de efetuarem novas compras.
Agora que você já sabe como prender a atenção do público o que está esperando para fazer sua Loja Virtual começar com o pé direito em 2019? Ainda tem dúvidas? Então faça uma consultoria de e-commerce com a Kasterweb!
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